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5 - MOBILIDADE URBANA

5.1 DIAGNÓSTICOS INICIAL

  • Vila Velha como “cidade dormitório” com alto fluxo de veículos na entrada e saída da cidade para deslocamento a outras cidades da Grande Vitória, especialmente Vitória;
  • Ausência de ligação aquaviária entre Vila Velha e Vitória, a capital, apesar de vetor natural altamente favorável como a Baía de Vitória;
  • Modal quase que exclusivamente viário na cidade de Vila Velha e ausência de ônibus seletivo regular nas áreas nobres da cidade.

5.2 IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES

  • Prioridade: ampliar o debate pela inclusão URGENTE do modal aquaviário de ligação entre Vila Velha e Vitória, eis que a competência para o transporte intermunicipal é do Estado do Espírito Santo;
  • Ampliar o debate para a implementação IMEDIATA de ônibus seletivo nas áreas nobres da cidade com fluxo para Vitória;
  • Viabilizar imediatamente o ingresso de empresas para ofertar aluguel compartilhado de bikes normais e elétricas no sistema dockless favorecendo a micromobilidade urbana em Vila Velha;
  • Ampliar e adequar ciclovias para aumento e melhoria do tráfego por bicicletas;
  • Melhorar acesso viário à 3ª Ponte (principal ligação viária entre Vila Velha e Vitória) mediante a desobstrução de vias de fluxo importantes (Chalé Motel e outras) e verificar viabilidade técnica junto aos órgãos estaduais e a concessionária Rodosol para a criação de alça viária para ligação da Rua São Paulo diretamente à 3ª Ponte.

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